Congresso de Anestesiologia Debate Qualidade da Formação Profissional e a Segurança do Paciente

Aplicativo permitirá o registro online de Eventos Adversos em anestesia

Atualização científica e discussões sobre temas relevantes para a atuação do médico anestesista e para a segurança do paciente irão nortear toda a programação do 12.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA). O evento deve reunir, a partir de hoje até domingo (26/04), aproximadamente 2,5 mil profissionais, durante os debates e aulas práticas que ocorrerão no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), o Congresso marcará o anúncio do primeiro aplicativo para celular destinado ao registro de Eventos Adversos (EAs). “O objetivo é incentivar os profissionais a relatarem – sob sigilo – ocorrências antes, durante e após as cirurgias. Com esses indicadores, poderemos traçar um quadro real desta situação no país e reforçar as iniciativas no sentido de promover a Segurança do Paciente”, afirma Enis Donizetti Silva, presidente da SAESP.
Além disso, abrigará o lançamento da campanha “Ajudando o paciente cirúrgico a parar de fumar – Stop Smoking”, desenvolvido em parceria com a Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA). “Desta forma a SAESP assume a responsabilidade de atuar efetivamente contra o tabagismo, a principal causa de morte evitável no Brasil e no mundo”, enfatiza Silva. A iniciativa estende o papel do anestesista para além do período operatório, com impacto significativo na sobrevida de longo prazo dos pacientes cirúrgicos.
Pesquisa realizada em três hospitais na Dinamarca comprova que o grupo de fumantes que não cessaram o fumo antes da cirurgia apresentaram maior risco de complicações pós-operatórias e cardiopulmonares do que o grupo de fumantes que aderiram ao programa não fumantes. Outro estudo do Colégio Americano de Cirurgia demonstra taxa de mortalidade 38% maior no grupo de fumantes quando comparado com o grupo de não fumantes. Estes e outros estudos corroboram a presente iniciativa da SAESP.
Formação profissional
Os médicos anestesistas presentes ao evento também poderão participar de aulas em um Centro de Simulação, podendo conferir, na prática, parte do conteúdo educacional do Congresso. A atenção dedicada à formação profissional é reforçada pela criação de uma plataforma de Ensino à Distância (EAD) para os Centros de Ensino e Treinamento (CET) no Estado de São Paulo.

Em toda a programação, os debates contarão com 38 conferencistas internacionais, vindos de 13 países: Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, Israel, Itália, Reino Unido, Romênia e Uruguai.

O COPA ainda continuará debatendo assuntos relacionados a uma das principais bandeiras da entidade: a Segurança do Paciente, desta vez com a contribuição de representantes das Sociedades Norte-Americana (ASA) e Europeia de Anestesiologia (ESA), que falarão sobre suas experiências.

Serviço:

12.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA)
Dias: 23 a 26 de abril
Local: Pavilhões F e G do Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, São Paulo – SP
Horário: 7h30 as 18h00
Mais informações: https://www.saespcongressos.org.br/index