Notícias SAESP

Pesquisa Covid-19 SAESP: vem aí a quarta etapa

Covid

05/04/2021

Diante do agravamento da pandemia, a SAESP vai realizar, nos meses de abril e maio, a quarta etapa da Pesquisa Covid-19. “Com o surgimento da segunda onda, queremos avaliar o que mudou nas condições de trabalho dos anestesiologistas, como a doença está impactando sua saúde e segurança e as de seus colegas e como está seu volume de trabalho em relação às pesquisas anteriores”, afirma o Dr. Guinther Giroldo Badessa, diretor de Defesa Profissional da SAESP.

As três rodadas anteriores da Pesquisa Covid-19 foram realizadas em 2020, nos meses de maio/junho, agosto/setembro e dezembro/janeiro de 2021. Participaram da pesquisa 2.276 médicos anestesiologistas de São Paulo e de outros estados. Segundo Dr. Guinther, a pesquisa permite avaliar o impacto do novo coronavírus na especialidade, cujos profissionais são essenciais, além dos intensivistas, para o atendimento de pacientes críticos de Covid-19, por dominarem técnicas de sedação, indução, intubação orotraqueal e ventilação mecânica.

“Entre outros reflexos importantes para a saúde pública e a economia, a pandemia teve um forte impacto no volume de cirurgias eletivas. Em média, a queda foi de 46%, chegando a 80% em algumas especialidades. É uma situação que afeta a sustentabilidade dos médicos”, destaca Dr. Guinther, que coordena a pesquisa com a colaboração da Dra. Paula Fialho Salgado, vice-diretora de Defesa Profissional da SAESP.

Para ajudar a especialidade no enfrentamento da pandemia, além da pesquisa, a SAESP realizou cursos on-line sobre vias aéreas, promoveu webinars relacionados à Covid-19 e negociou um desconto para anestesiologistas realizarem testes no laboratório Delboni Auriemo.

Principais resultados

Nas três primeiras rodadas da pesquisa, as perguntas giraram em torno do local de trabalho, realização ou não de testes rápidos e sorologia, contaminação, isolamento, impacto na renda, se houve ou não morte no entorno. “Agora, estamos atualizando o questionário, porque o cenário da segunda onda é outro. Queremos, por exemplo, saber também se tomaram a vacina, se ficaram doentes e se conhecem casos de reinfecção”, diz.

Confira os principais resultados das três rodadas.

covid0

covid1

covid3

covid4

covid5

covid6

covid7

covid8

covid9

covid10

covid11

covid12

 

Fonte:

Whatsapp