Notícias SAESP

SAESP celebra o Dia da Anestesia com realização de Simpósio Internacional

Institucional

20/10/2021

 Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo celebrou o Dia da Anestesia, comemorado em 16 de outubro, com um evento muito especial: o Simpósio Internacional SAESP 2021, que teve mais de 1.800 inscrições, incluindo participantes de todo o Brasil e do exterior, principalmente de países africanos de língua portuguesa.

Assim como o primeiro realizado em 2020, foi um evento online e gratuito. As palestras foram ministradas por 16 especialistas internacionais, grandes nomes em suas áreas de atuação. Havia convidados do Canadá, Croácia, Emirados Árabes, Eslovênia, Estados Unidos, México, Portugal e Suécia. Entre eles, estava o brasileiro Dr. Glênio Mizubuti, que mora no Canadá.

“Trouxemos temas muito atualizados sobre covid-19, obstetrícia, pediatria, trauma, dor, complicações, entre outros, escolhidos entre as últimas publicações nas revistas científicas mais importantes da Anestesiologia. Um dos artigos, por exemplo, foi publicado em agosto deste ano”, destaca a presidente da SAESP, Dra. Rita de Cássia Rodrigues.

As palestras foram gravadas — boa parte delas pelos próprios autores dos artigos científicos — e transmitidas com legendas em português e tradução simultânea (pensando em facilitar para quem acompanha pelo celular) em quatro salas, das 9h às 13h30 por meio de uma plataforma.

Modelo inédito

simpósio

(Da esq. para a dir.) Dr. Luiz Fernando Falcão, Dr. Augusto Takaschima, Dra. Rita Rodrigues, Dra. Maria José Carmona e Dr. Daniel Carlos Cagnolati
A moderação foi feita ao vivo por 32 especialistas brasileiros renomados, dois experts por palestra, que comentavam o conteúdo apresentado e como tem sido sua adoção no Brasil e respondiam a perguntas dos participantes. “Este é um modelo inédito de aprendizado. É muito interessante ter a interação com os experts brasileiros comentando o assunto do ponto de vista das condições do Brasil”, diz Dra. Rita.

Em razão do grande interesse gerado e da qualidade do conteúdo, o Simpósio Internacional agora faz parte da grade permanente de eventos da SAESP. A intenção é sempre disponibilizar o acesso para países de língua portuguesa, onde há carência de conteúdo científico atualizado. “Compartilhar o conhecimento com países mais vulneráveis faz parte da nossa missão”, afirma Dra. Rita. E a iniciativa tem sido bem-recebida por lá. Vários participantes do Simpósio Internacional eram de Angola e Moçambique. Vissolela Saituma, uma das ganhadoras do quiz realizado no evento, por exemplo, é de Angola.

Para a Dra. Vanessa Henriques Carvalho, atual Vice-Diretora Científica da SAESP, o Simpósio foi a melhor forma de comemorar essa data tão especial que marca o primeiro ato da história da anestesia. “Tivemos uma programação de altíssimo nível, com temas atualizados, de grande interesse dos profissionais da área. Foi uma oportunidade a mais de aprendizado profissional”, afirma. O Simpósio estará disponível gratuitamente, dos dias 01/11 a 31/12 para quem se inscreveu. 

Fonte:

Whatsapp