Em breve, o Centro de Simulação da SAESP vai mudar para um novo espaço, no mesmo prédio. O centro vai ocupar todo o 4o andar do Edifício Maestro, uma área de cerca de 220 metros quadrados. A presidente da Sociedade (2020/2021), Dra. Rita Rodrigues, e o primeiro secretário (2020/2021), Dr. Guilherme Barros assinaram no dia 7 de fevereiro o contrato de compra do imóvel, o que representou um investimento de R$ 2,2 milhões.
“Estamos dobrando o espaço do Centro de Simulação visando oferecer maior conforto, melhor qualidade e, nos tempos atuais, que exigem distanciamento entre as pessoas, maior segurança para os instrutores e participantes dos nossos cursos”, destaca a Dra. Rita.
Desde a sua inauguração em 2017, o Centro de Simulação ocupa metade do 12º andar do prédio. Pioneiro, o espaço recria um ambiente de sala cirúrgica e permite, com o uso de manequins, não só aprender e treinar práticas assistenciais, mas também adquirir habilidades não técnicas para atuar em situações inesperadas com rapidez e segurança.
A expansão já estava no radar da atual diretoria (2020/2021), explica Dra. RIta, para prover melhor acolhimento de alunos e instrutores, abrigar maior espaço para a guarda criteriosa dos equipamentos e até aumento do número de salas.
Dra. Rita Rodrigues, presidente da SAESP (2020/2021) e o primeiro secretário (2020/2021), Dr. Guilherme Barros, assinaram no dia 7 de fevereiro o contrato de compra do imóvel
A SAESP contratou a assessoria de uma empresa especializada, para estudo de mercado para assegurar o melhor investimento. “Essa aquisição foi um processo feito com muita responsabilidade, bem analisado e fundamentado. Fizemos a aquisição num momento de baixa no mercado imobiliário, em que os preços caem, e ainda conseguimos negociar um preço de 15% a 20% menor do que o metro quadrado na região”, explica Dra. Rita.
Além de oferecer maior conforto aos participantes dos cursos, a ampliação do Centro de Simulação permitirá adquirir outros equipamentos para a criação de novos cursos. Haverá ainda espaço mais adequado para acondicionar melhor os equipamentos e manequins usados nos treinamentos.
Outro ponto destacado pela Dra. Rita é que o Centro de Simulação, agora próprio, poderá ser locado para empresas interessadas em fazer treinamentos para suas equipes durante a semana, já que os cursos da SAESP ocorrem apenas nos fins de semana. “O contrato de aluguel proibia a sublocação. Agora como proprietários, poderemos alugar o espaço e teremos mais uma fonte de renda para a sociedade.”
Antes da mudança, o 4o andar será totalmente reformado e será feita a interligação das quatro salas. A expectativa é que o Centro de Simulação passe a funcionar no novo espaço a partir de 2023.