Notícias SAESP

SAESP lança três livros durante o COPA 2022

Entrevista

28/03/2022

A SAESP, que tem a missão de divulgar conhecimento técnico com foco na segurança do paciente e do anestesiologista, lançará neste COPA 2022 três importantes obras para a Anestesiologia. Um deles é o livro Anestesiologia para Graduação. “A ideia de criar um livro surgiu durante as aulas da SAESP Acadêmicos. Percebíamos que existia a lacuna de um material acessível para esse público, um material com alto rigor técnico e científico, mas que, ao mesmo tempo, forneça o conhecimento com uma linguagem compreensível e que seja adequado para a fase em que os acadêmicos estão”, afirma Leonardo Canga, editor do livro.

canga

Leonardo Canga, editor do livro Anestesiologia na Graduação
Como o conteúdo foi produzido durante a pandemia, optou-se por engajar as Ligas do Estado de São Paulo nessa produção científica — visto que as aulas estavam suspensas. Foram envolvidas 25 Ligas de Anestesiologia, cada uma ficando responsável por um capítulo. “Inserimos de temas consagrados na Anestesiologia, como manejo de via aérea, anestesia no neuroeixo e avaliação pré-anestésica, a temas que são discutidos mais recentemente, como otimização perioperatória e bloqueios guiados por ultrassonografia”, destaca Leonardo.

Segundo ele, a expectativa é atingir as faculdades de medicina e ligas de anestesiologia do Estado de São Paulo e ainda extrapolar sua distribuição para outras regiões do país como uma referência teórica para o estudo dessa especialidade. “Esperamos que, como o Tratado, o nosso livro de Anestesiologia para Graduação se torne um legado e que futuras diretorias continuem esse trabalho fazendo atualizações e lançando novas edições”, afirma Leonardo, que para a edição do material contou com a colaboração do Dr. Luiz Fernando dos Reis Falcão e da Dra. Rita de Cássia Rodrigues.

Outra obra lançada pela SAESP durante o COPA 2022 é a versão em português do Anaesthetic Crisis Manual – ACM, uma publicação original da Austrália, de autoria do Dr. David Borshoff, anestesiologista, piloto de avião e membro consultivo do European Patient Safety Foundation.

Segundo a Dra. Rita Rodrigues, ao ser procurada pelo autor para publicar a versão em português desse manual, a SAESP pôde constatar que essa obra agrega valor à prática da anestesia nas situações inesperadas e emergenciais. Tem uma abordagem técnica precisa com ênfase em fatores humanos de comunicação, liderança e trabalho em equipe.

Organizado com base nos princípios da CRM (Crew Resource Management ou, em português, Gerenciamento de Recursos de Tripulação), o livro trata das mais diversas emergências perioperatórias de forma sucinta e clara. O manual conta com o endosso da European Society of Anesthesiology and Intensive Care – ESAIC e já foi lançado em espanhol, italiano, russo, polonês e alemão.


Já Noções de Responsabilidade Médica na Anestesiologia – Guia Prático da SAESP foi um dos primeiros projetos da editora do livro, Dra. Rita Rodrigues, ao assumir a presidência da SAESP, em 2020. A obra trata de importantes questões relacionadas ao Direito e Deveres do Anestesiologista. Escrita pelo Dr. José Abelardo Garcia de Meneses, anestesiologista, e Dra. Érica Baptista Vieira de Meneses, advogada com formação em Direito Médico, teve como coautores os anestesiologistas Diógenes de Oliveira Silva, Guinther Giroldo Badessa, Luiz Fernando dos Reis Falcão e Cirilo Haddad Silveira.

A proposta do Guia Prático é ser uma fonte de consulta clara e objetiva para os anestesiologistas em relação a temas do dia a dia profissional e a dilemas éticos da responsabilidade médica. Entre os temas tratados estão os principais problemas na prática anestésica como a anestesia simultânea em situação de emergência, Telemedicina na prática da Anestesiologia, Recusa Terapêutica, Responsabilidade Profissional, Como lidar com o Evento Adverso, O uso do Prontuário Eletrônico na Anestesiologia, o anestesiologista no gerenciamento e administração do Centro Cirúrgico, e outras questões regulamentares do CFM, SBA e CREMESP.

Fonte:

Whatsapp