Notícias SAESP

SAESP In Loco leva experiência enriquecedora para Médicos Residentes

Entrevista

07/08/2023

Os Médicos Residentes de Programas não vinculados à SBA agora têm a oportunidade de participar de uma experiência incrível e enriquecedora proporcionada pela SAESP. O SAESP In Loco é um programa da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo que emprega sua estrutura e recursos para oferecer atividades didáticas diretamente em instituições de Saúde que possuem Programas de Residência Médica. Desde o início de 2023 a SAESP já promoveu atividades no Hospital Geral do Mandaqui, no Hospital do Servidor Público Municipal e no Hospital Pitangueiras, em Jundiaí. Participaram do programa na qualidade de instrutores o Dr. Cirilo Haddad Silveira, o Dr. Marcus Vinícius Figueiredo Lourenço e o Dr. Marcus Vinicius Figueiredo Lourenço.


A presença de renomados especialistas proporcionam aos Médicos Residentes uma oportunidade única para se aprofundarem em conhecimentos relacionados ao tema da aula. A vasta experiência e expertise dos instrutores proporcionam uma imersão completa no assunto e aproximam os médicos recém formados da SAESP.


A Dra. Natália Reis Verderosi, responsável pela Residência MEC no Hospital do Servidor Público Municipal, expressou sua gratidão por receber o SAESP In Loco e enfatizou a importância desse tipo de trabalho. “Os Residentes presentes ficaram todos muito felizes com a experiência, e pediram mais”, garantiu a médica. “Foi uma ação importante para os residentes se sentirem assistidos pela SAESP, pois apesar do HSPM ser um centro de ensino MEC, também fazem parte do escopo de cuidado da SAESP.”


O compromisso dos profissionais envolvidos nesse projeto é compartilhar conhecimento e fortalecer a conexão entre teoria e prática, bem como entre especialização e associativismo. Impulsionando o futuro da anestesiologia brasileira, iniciativas como o SAESP In Loco, apresenta novos horizontes acadêmicos e prepara os “novatos” para os desafios que enfrentarão em suas carreiras.


O SAESP In Loco tem se destacado no meio associativo como um programa inovador de ensino, aprendizado e networking. A abordagem dinâmica e interativa tem sido amplamente elogiada pelos membros da Sociedade por sua eficácia na formação de profissionais competentes, bem preparados e envolvidos.


A iniciativa acontece, além da abertura das instituições em receber a SAESP, pela disponibilidade dos profissionais que se dispõe a comparecer presencialmente.


O Dr. Cirilo Haddad, médico anestesiologista, Instrutor Associado do CET/SBA - GAAP-CUSC-HSC, foi o primeiro profissional que esteve presente como instrutor do SAESP In Loco. Dr. Cirilo afirma que é “interessante levar tudo o que a SAESP proporciona para os associados, àqueles que ainda não são. É uma oportunidade para os Residentes vivenciarem o associativismo e perceberem como é estar vinculado a uma sociedade. Estar em contato com os residentes desses diversos hospitais não vinculados à SBA, nos proporciona ver seu cotidiano”.


O Dr. Marcus Vinícius Figueiredo Lourenço, Instrutor corresponsável e preceptor da Residência Médica em Anestesiologia do CET do Hospital Israelita Albert Einstein, foi responsável por ministrar uma aula sobre Anestesia Regional para os Residentes do Hospital do Servidor Público Municipal. Sobre a experiência, Dr. Marcos Vinícius explicou que “foi bem legal e interessante. Muitos médicos têm pouquíssimo contato com a Sociedade e não enxergam o valor que a SAESP pode agregar profissionalmente. Essa iniciativa, SAESP In Loco, é muito importante para unir a classe.”

 

À medida que o programa continua a fortalecer os laços com instituições de saúde e a oferecer oportunidades de aprendizado únicas, espera-se que a anestesiologia brasileira seja beneficiada com profissionais cada vez mais qualificados e envolvidos com os interesses da classe.

Fonte:

Whatsapp