Notícias SAESP

O rico acervo da Pinacoteca (APM)

Entrevista

24/09/2023

Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM) surpreende por vasto acervo do Modernismo Brasileiro

Na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) é possível contemplar um vasto acervo de obras dos mais importantes artistas visuais brasileiros. Quadros de célebres pintores como Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Anita Malfatti estão distribuídos nas paredes das Salas Modernista e Contemporânea presentes na galeria de arte que ocupa um andar inteiro no edifício, estabelecido na Avenida Brigadeiro Luís Antônio 273, zona central da cidade de São Paulo. 

O acervo, que se aproxima de 200 obras, leva o visitante a conhecer diferentes modalidades estéticas e técnicas de arte. Flávia Negrão, coordenadora cultural da APM, explica que o projeto concebido pela Associação foi idealizado em 1948, ocasião em que as primeiras obras, todas do movimento Modernista, foram adquiridas com ajuda dos médicos associados, com a intenção de decorar os corredores da sede 

Dentre as obras que mais se destaque estão: O Batizado (sem data), de Anita Malfatti; Negra (1931), de Vottorio Gobbis; Procissão (1942), de Tarsila do Amaral; Paisagem de Campos do Jordão (1938), de Lasar Segall; Rua do Subúrbio (sem data), de Alfredo Volpi. 

A partir da década de 1960, a Associação Paulista dos Artista Plásticos (APAP) firmou um convênio com a APM que assegurava a troca entre uma obra de arte no valor de quatrocentos mil cruzeiros por um plano de assistência médica para o artista, à vista disso, a Associação médica poderia preservar e expor o patrimônio artístico e ainda expandir seu acervo com notáveis obras contemporâneas.

A Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina conta com duas salas de exposição fixas integradas, a Sala Modernista e a Sala Contemporânea, e também conta com temporadas de exposições eventuais que exibem inclusive obras de médicos associados. 

A galeria é aberta ao público de segunda à sexta-feira das 10h às 18h. A entrada é livre e gratuita. Se a intenção for visita guiada, você deve entrar em contato com a APM e marcar dia e horário

Fonte:

Whatsapp